Seguidores: OBRIGADA POR VCS FAZEREM DE MIM UMA PESSOA MELHOR A CADA DIA.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

FALANDO DE SAUDE - RECONHECENDO UM DERRAME

"HÁ UM MÊS E MEIO MINHA MÃE SOFREU UM DERRAME, O ATENDIMENTO RÁPIDO FOI ESSENCIAL PARA QUE ELA NÃO SOFRESSE SEQUELAS GRAVES. RECEBI UMA MENSAGEM COM ESSAS DICAS QUE ESTOU PASSANDO CONSIDERANDO SER DE REAL IMPORTANCIA. "

Assim como o enfarto, o derrame precisa ser socorrido com urgência.

Porém, diferente do enfarto, o derrame dá sinais que a maioria das pessoas não conhece e, por causa disso, em muitos casos mata ou deixa sequelas graves; consequências que num socorro imediato, poderiam ser evitadas.

Sinais dados pelo processo de AVC já são divulgados.

Disse um neurologista que se levarem uma vítima de derrame dentro das primeiras três horas, ele pode reverter os efeitos do derrame - totalmente. Ele disse que o segredo é reconhecer o derrame, diagnosticá-lo e receber o tratamento médico correspondente, dentro das três horas seguintes, o que é difícil. Os médicos dizem que uma testemunha qualquer pode reconhecer um derrame fazendo à vítima responda a quatro comandos.

Primeiro - Peça-lhe que SORRIA.

Segundo - Peça-lhe que FALE ou APENAS DIGA UMA FRASE SIMPLES. (com coerência)(ex : Hoje o dia está ensolarado).

Terceiro - Peça-lhe que levante AMBOS OS BRAÇOS

Quarto - Peça à pessoa que ponha a língua para fora. Se a língua estiver torcida e sair por um lado ou por outro, é também sinal de derrame.

Se ele ou ela têm algum problema em realizar QUALQUER destas tarefas, chame a emergência imediatamente e descreva os sintomas, ou vá rápido ao hospital mais próximo.

Passe para outras pessoas, com simples observações como estas, pode-se evitar que se perca uma vida, ou que a vitima de um derrame venha ter graves sequelas.
Deus os abençoe.


Nenhum comentário: