Seguidores: OBRIGADA POR VCS FAZEREM DE MIM UMA PESSOA MELHOR A CADA DIA.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

VOCÊ SE CONHECE?


Amado amigo (a)
Conheça a ti mesmo.

Carl Jung (Psiquiatra Suíço, fundador da psicologia analítica.) disse que a coisa mais aterrorizante é aceitar-se completamente. Dentre os vários momentos da vida nos quais senti a força pulsante da necessidade do autoconhecimento, talvez um dos mais difíceis tenha acontecido em 1997 cursando pós-graduação em missiologia. Durante um ano trabalhando com decisão de elaborar caminhos e projetos junto às pessoas de diversas etnias dentro do território brasileiro. Convivi semanalmente com diversos tipos de pessoas enfermas do corpo e da alma. Pessoas deprimidas, viciadas, desesperançadas, frustradas, agonizando em sua fé. Muitos eram analfabetos, outros, cultos e entendidos. Fazia parte do treinamento, participar ativamente de grupos diferentes a cada semana. Após alguns meses de intenso trabalho mental e esforço emocional, lembro-me ainda da profunda exaustão psicológica e da dor de cada uma dessas pessoas que deixei, quando terminou minha tarefa.  De Goiás a cárceres no Mato Grosso um processo de auto revelação eclodiu para nunca mais terminar.

Sejam quais foram as nossas falhas, qualidades e fraquezas, a auto piedade e mera rebelião contra as deficiências não levará a lugar algum. Nas palavras de Harry Emerson Fosdick (Famoso pregador Batista americano nas décadas de 1920 e 1930 que se opôs ao racismo e à injustiça social), “É preciso atrever-se a se aceitar como um feixe de possibilidades e realizar o jogo mais interessante no mundo, tirando o máximo proveito de si mesmo”.
Faça disso o seu objetivo: conhece a si mesmo, consciente que essa é a lição mais difícil do mundo. “Conhece-te a ti mesmo” é um aforismo grego, pilar da filosofia de Sócrates ao qual ele teria respondido: “Só sei que nada sei”. 

Nos tempos de Jesus, o provérbio era o seguinte: “Médico, cura-te a ti mesmo” (Lc. 4:23). Aqueles que se comprometem com a cura das almas, ao invés de viver apenas depositando esmolas na “bacia das almas” (comprando e vendendo barato), devem empenhar-se na auto compreensão. Cura e autoconhecimento são parentes próximos. A vida interior do cristão está diretamente ligada ao seu exterior: à sua capacidade para viver, amar, aceitar, servir e curar. Você obstruirá o trabalho da graça de Deus se não entender bem a si mesmo. A palavra usada frequentemente para descrever o que estou dizendo aqui é “autoconhecimento”. É um bom termo, combinando a preocupação cristã com o valor da pessoa e o desafio psicológico de enfrentamento do eu. Ele não inclui apenas a compreensão intelectual e o mapa da vida, mas também o reconhecimento das verdadeiras motivações, dos medos interiores, das expectativas, sonhos e das reações habituais. Autoconhecimento é uma sadia introspecção: a observação de si mesmo. É um processo mental e espiritual consciente que analisa a própria vida: pensamentos, sentimentos, desejos e sensações. 

Neste sentido, a introspecção é saudável e pode ser usada como sinônimo para a autorreflexão. Autorreflexão exige equilíbrio emocional, capacidade para enfrentar o passado, presente e futuro, confessar as limitações e fraquezas. Somos antagônicos e incoerentes. Nas palavras da famosa cantora e atriz Barbra Streisand: “Eu sou simples, complexa, generosa, egoísta, pouco atraente, bonita, preguiçosa e motivada”. Precisamos, com frequência, de amigos, mentores e conselheiros para fazer isso com efetividade. Todos nós temos graus de miopia, pontos cegos e outros obscurecimentos visuais para conosco.

*Fora ou longe do amor verdadeiro de Deus e de relações maduras (notem bem, maduras) com as pessoas, não poderemos e não conseguiremos verdadeiramente conhecer a nós mesmos. Não é surpresa que possamos diagnosticar vários temperamentos ou estados psicológicos que manifestem a maldade e distorçam as relações entre o eu, Deus e outros. Pelo conhecimento de nós mesmos, precisamos ser conduzidos a buscar Deus, cambaleantes e hesitantes, segurados pela sua própria mão. Você só poderá ser despertado para a necessidade de estar com Cristo à luz de sua própria condição de verme, de névoa passageira, de pecador miserável e débil conhecedor da pessoa de Deus. (*Rubens Muzio)

"A vida se alcança e amadurece à medida que é entregue para dar vida aos outros. Isso é, definitivamente, a missão".
Deus nos abençoe com sua rica sabedoria.
Abraços Fraternos
Missionária Cleusa Klein


* A IMAGEM QUE ILUSTRA FOI RETIRADA DA NET. DESCONHEÇO O AUTOR(A)

13 comentários:

Elisângela Esperdiao disse...

nossa querida que linda reflexão e experiência.. sabe vi seu comentário no Blog do Willian e entendi o que vc quis dizer sobre nos conhecer a minha vida mudou tanto depois desta experiência de ter um filho autista, passei a olhar a vida de outra forma passei a me conhecer quem sou, isso foi muito bom e tem sido para mim. e continuo me conhecendo e aprendendo com todas as adversidades que passo.quero aqui deixar meu parabéns e elogiar vc por algo tão diferente que encontrei hj aqui neste blog diferente de tudo que já li! e obrigada pelo carinho e atenção e pela ajuda que irá enviar sempre que puder passarei aqui gostei muito mesmo! visitei seus outros dois blogs e amei os conteúdos parabéns!! um grande abraço meu e do Willian !

Ana Jardim disse...

Meu pisca alerta se acendeu várias vezes quando li o texto...Maravilha!! Gostei demais. Achei bem escrito, verdadeiro e reflexivo. Também acredito que a Cura e o autoconhecimento são parentes bem próximos!!
Tenha uma Quinta feira abençoada.
bjus

Anônimo disse...

Cleusa, eu entrei aqui pela minha lista de seguidores. Para o meu blog você está registrada como seguidora. Pode ser que haja algum vírus no seu micro e esteja impedindo esse conexão. Infelizmente tem muita maldade nesse universo virtual, né?
Espero ter resolvido o problema. Quando der faça um comentário lá no meu blog.
Grande abraço.
Manoel.

Maria Alice Cerqueira disse...

Boa Tarde Amiga
Vim agradecer a sua visita e sua carinhosa presença lá no meu cantinho, seja sempre muito Bem Vinda ao Mundo magico do cortação!
Muito Bom texto, pois quando determinamos a nos conhecer a nós mesmos, conseguimos compreender melhor o coração de quem convive com mosco.
Ao voltar o pensamento para dentro de nós, ao nos perguntarmos quem somos e o que viemos aqui fazer, e se conseguirmos a resposta, veremos o mundo com outro olhar, aonde adquirimos a força para mudar o que tem que ser mudado em nós, e continuar perseverante no Amor de Deus!
Meu primeiro livro, me fez conhecer quem eu era, quem eu sou, e me deu a resposta para muitas duvidas.
Amiga gostei muito deste seu aconchegante cantinho.
Voltarei.
Tenha um bom carnaval.
abraço Amigo
Maria Alice

Unknown disse...

Ana...Em nossa vida somos obrigados a ter algumas paradas, quando o pisca alerta acende se faz necessário uma parada obrigatória. Que bom poder ser a tomada que o ligou... Abraços

Unknown disse...

Maria Alice... obrigada por estar aqui. A arte de conhecer a si mesmo é uma das mais difícil de executar, pq temos que confrontar o nosso eu, nós não gostamos de confrontos, principalmente quando nos leva a enxergar o que temos de pior. Volte sempre .

Unknown disse...

Elisângela... Tudo o que Deus faz é bom, mesmo quando tudo que está a nossa volta diz o contrário. Continue firme em sua missão. Aprender e conhecer nos faz crescer! Volte sempre, é bom ter vc aqui. Abraços

Unknown disse...

Manoel, vamos continuar tentando rsss. Eu vou ver se descubro o que pode estar havendo. Muita paz para o seu coração. Estarei lá em seu blog... Abraços

Samantha Oliveira disse...

Que blog abençoado!!!!
Parabéns. Amei sua visita e seu blog. Estarei sempre por aqui.
bjooos, Samantha
http://cbnacelulas.blogspot.com

Unknown disse...

Seja bem-vinda Samanta. Volte sempre!
Abraços

Unknown disse...

É com esse texto vemos o quanto precisamos de Deus! Sem Ele até nossa conhecimento pessoal fica comprometido!

Abraços

Patricia Galis disse...

Um texto profundo, muitas pessoas passam pela vida sem saber quem são, não encontram consigo mesmo e muito menos com Deus, são fúteis, vivem só para o agora e esquecem que temos uma eternidade.Tudo que passamos de bom e ruim é para nosso processo de amadurecimento, muitos só dão valores a certas coisas ao perder, infelizmente, mas se isso serviu para mudar seu jeito de ser e agir, que bom. A pior coisa são os que ficam estagnados no mesmo lugar, lamentável.

Unknown disse...

Olá Nestor... O que seria de nós sem a direção do Espirito Santo a nos moldar e a nos convencer de quem somos, de que sem Deus não chegamos a lugar algum? Comprometemos toda uma vida sem Deus. Obrigada por sua presença meu amigo e irmão...abraços

Querida Patricia, não é fácil encarar nosso próprio espelho. O conhecimento do eu nos faz crescer, e crescer doi. Muitos preferem a fuga do que sentir a dor da alma, a dor de reconhecer o quanto somos defeituosos e feios por dentro. Quando Jesus entra em nós e faz morada, ele faz questão de arrumar a casa e mudar o nosso eu. Um trabalho árduo que de grande investimento de nossa parte. Obrigado por estar aqui.
Abraços