Seguidores: OBRIGADA POR VCS FAZEREM DE MIM UMA PESSOA MELHOR A CADA DIA.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

E O CARNAVAL CHEGOU

No Brasil, o carnaval é uma das mais conhecidas festas populares do mundo, é totalmente contrário aos valores cristãos, por outro lado, é considerada uma manifestação folclórica e cultural do povo brasileiro. Será mesmo o carnaval uma manifestação apenas cultural e folclórica? NÃO. Muitos usam o carnaval para extravasar seus ímpetos carnais e frustrações mal resolvidas. O primeiro baile de carnaval realizado no Brasil ocorreu em 22 de janeiro de 1841, na cidade do Rio de Janeiro, no Hotel Itália, em 1834, o gosto pelas máscaras já era acentuado no país por causa da influência francesa.

 Que o carnaval é uma festa da carne, todo cristão já sabe, mas ainda tem muitos preocupados com qual máscara usar na festa da carne. No dicionário Novo Aurélio Século XXI, o carnaval é descrito de três formas enfáticas. Se o que os líderes dizem não fica claro, o próprio dicionário esclarece o que é o carnaval:
1. No mundo cristão medieval, o período de festas profanas  se iniciava, geralmente, no dia de Reis (Epifania) e se estendia até a quarta-feira de cinzas, dia em que começavam os jejuns quaresmais. Satanás é tão astuto que traz para todas as culturas e povos um modo de ser adorado, e ainda mais, faz com que ações sejam tomadas para afirmar sua posse sobre a terra (Mt. 4:8 e 9). Para aqueles que o aceitam, eis aí o vosso deus!
2. Consistia em festejos populares e em manifestações sincréticas oriundas de ritos e costumes pagãos, como as festas dionisíacas, as saturnais, as lupercais, e se caracterizava pela alegria desabrida (insolente), pela eliminação da repressão e da censura, pela liberdade de atitudes críticas e eróticas. Os três dias imediatamente anteriores à quarta-feira de cinzas, dedicados a diferentes sortes de diversões, folias e folguedos populares, com disfarces e máscaras; tríduo de momo (três dias dedicados ao deus da sátira e do riso).
3. “Confusão, trapalhada, desordem”. Depois de ler esta descrição sábia, fica ainda mais evidente que a postura do cristão nesta festa deve ser: fazer a diferença. Para isso é necessário deixar as máscaras de lado e se revestir da armadura do crente, a qual é tão importante, que para deixar clara na mente, aqui está por completa.
Como pudemos observar, o carnaval tem sua origem em rituais pagãos de adoração a deuses falsos. Trata-se, por isso, de uma manifestação popular eivada de obras da carne, condenadas claramente pelas Sagradas Escrituras. Seja no Egito, Grécia ou Roma antiga, onde se cultua, respectivamente, os deuses Osíris, Baco ou Saturno, ou hoje em São Paulo, Recife, Porto Alegre ou Rio de Janeiro, sempre notaremos bebedeiras desenfreadas, danças sensuais, música lasciva, nudez, liberdade sexual e falta de compromisso com as autoridades civis e religiosas.
“Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo, pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.”
“Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo. Assim, mantenham- se firmes, cingindo- -se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz. Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno.”
“Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos”. (Efésios 6.10-18).
Parabéns aos cristãos que neste período de carnaval saem às ruas vestindo a camisa de Cristo, deixando o Espírito Santo usar suas vidas em prol do Reino. Como instrumentos de Deus levam almas a Jesus e fazem a diferença. Parabéns aos cristãos que neste período de carnaval participam de retiros espirituais para a batalha de todo o restante do ano. Para que não só o mundo, mas dentro das igrejas, consigam ir contra o pecado e as manifestações de Satanás.
Quanto aos jovens e adultos, líderes ou não, que enganam a si mesmos com diversas máscaras durante todo o ano, ora-se para que o carnaval revele a sua real aparência. E em seguida, deixem o próprio Espírito Santo modificar sua vida. Como cristãos, não podemos concordar e muito menos participar de tal comemoração, que vai contra os princípios claros da Palavra de Deus: Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito (Rm 8.5-8). Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus (1 Co 6.20).
Devemos sair de cena para um retiro espiritual, conforme o costume de muitas igrejas, a fim de não sermos participantes com eles (Ef.5.7)? Devemos, por outro lado, ficar aqui e aproveitarmos a oportunidade para a evangelização? Ou isso não vale a pena porque, especialmente neste período, o deus deste século lhes cegou o entendimento (2 Co.4.4) ? Quantas crianças serão geradas em uma noite de carnaval e que nunca saberão quem são seus pais? vale a pena escancarar o corpo e a alma ao mundo e depois de três dias voltar a frustrante realidade de cada um? 
Creio que a resposta cabe a cada um. Mas, por outro lado, a personalidade da igreja nasce de princípios estreitamente ligados ao seu propósito: fazer conhecido ao mundo um Deus que, dentre muitos atributos, é Santo. Que a Bíblia seja mais do que um livro histórico e sirva como Palavra viva, modificadora e fortalecedora para cristãos e não cristãos. Que todos os que seguem a Cristo não apenas saibam das armas espirituais, mas também as usem. 
Seja no retiro espiritual em oração por toda a nação ou evangelizando nas ruas pessoas que participam das festas carnavalescas, nossa postura deve ser a daquela pessoa que faz a diferença onde quer que vá.
Abraços Fraternos
 
*Referencias:
Jornal batista 17/02/2012
www.icp.com.br
www.planobeta.com

4 comentários:

Geovani Figueiredo dos Santos disse...

A paz do Senhor Jesus, irmã Cleusa!

Como nos diz a postagem o carnaval chegou! Infelizmente esta festa maligna trará como sempre os seus resultados funestos como em todos os anos, refletidos nos índices de assassinatos, roubos,acidentes automobilísticos, prostituição,uso desenfreado de álcool e muito mais excessos que se fossemos mencionar perderíamos horas escrevendo.

O espírito do mundo está em grande folia. As trevas tomam conta de nossa nação durante este período de incontinência e permissividade.

Como crentes devemos orar e rogar ao Senhor que livre a muitos que estão cegos dos laços do Diabo e lhes dê a oportunidade de terem um encontro real com Cristo em suas vidas.

Aproveito o ensejo para convidá-la a ler a minha mais nova postagem em blog cristianismoemdia.blogspot.com intitulada "O mimetismo do PT e as massas manobráveis".

Será uma honra a sua visita bem como o seu instrutivo e sóbrio comentário.

Nos laços do Calvário,

Geovani F.dos Santos

Nestor Waldhelm Neto disse...

Minha irmã Cleusa, nessa data os cristãos tem mais uma chance de mostrar sua reparação em Cristo! Diante de um texto tão lúcido como esse não há argumentação. Cristo quer um povo separado para fazer o bem e não se contaminar pelo mal! Que Deus remova as escamas daqueles que ainda não enxergaram o quanto essa separação é necessária!

Abraços!

ஜ♥Patricia♥ஜ disse...

Excelente post minha amiga, não sabia de alguns detalhes, foi muito bom se atualizar, não vejo a hora desses dias passarem, detesto isso tudo, é só asneiras, em nada contribuem.

Obrigada pelos cumprimentos do meu aniversário, vc foi muito gentil, fiquei muito feliz, Deus abençoe.

Maria Alice Cerqueira disse...

Boa tarde Amiga Muito Boa esta mensagem!
A verdade é todo poderia ser diferente se cada um de nós fizesse a diferença neste mundo tão descrente, aonde para muitos os valor da carne tem muito mais valor do que a luz do Amor de Deus!
Tenha um lindo dia e que O Amor de Deus habite em cada um de nós, e que este Amor Traga a luz para este mundo tao sofrido.
Abraço Fraterno
Maria Alice