Seguidores: OBRIGADA POR VCS FAZEREM DE MIM UMA PESSOA MELHOR A CADA DIA.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

REVENDO PRIORIDADES


Por que abandonamos tão fácil os projetos feitos no inicio do Ano? Passamos o ano arranjado desculpas para ir adiando cada um.  Eu mesma por experiência própria posso afirmam isso; tenho empurrado algumas coisas ano após ano. Temos que obedecer a certas regras para que funcione. A principal delas é a chamada prioridade. Quando vamos pontua-las a lista é bem maior do que nossas possibilidades para desenvolvê-las, mas, se refizermos essa lista no decorrer do ano vamos verificar que ela vai diminuindo a ponto de estar ao nosso alcance.

Esse ano eu prometi não fazer nenhuma lista baseada em promessas. O meu objetivo é cumprir o que assumir ou o que falar. Nada de ficar igual barata tonta no meio de um fogo cruzado sem saber para onde ir. O grande desafio é fugir do estereótipo da mocidade, saber optar pela qualidade e não quantidade. A regra de ouro para desenvolver bem o que assumimos, é priorizar a qualidade. Por que se envolver em algo que não acrescenta e não trás benefícios por menores que sejam? Como por exemplo, uma amizade vazia, sanguessuga e egoísta? Ou um projeto que exige grande desgaste físico, financeiro e com pouquíssimo retorno?

Projetos insanos, vazios e utópicos só nos leva a dividas, consumismo, mau relacionamento familiar, stress, enfermidades físicas e espirituais. Observando os casos de enfermidades mais prevalentes na população, tais como diabetes, doenças cardiovasculares e depressão, podemos ver que uma má qualidade de vida contribui para isso. Não somente a poluição e alimentos industrializados, como a falta de realização pessoal, frustração por não alcançar objetivos, negócios mal feitos e excesso de dividas também são responsáveis por muitas dessas doenças.

Antes de envolver-se em alguma coisa, mesmo que seja a matricula em um curso, verifique o que isso vai representar em sua vida dali por diante. Claro que a vida exige que tenhamos atitudes, escolhas e mudanças, mas tem que ser feito com sabedoria e senso. Outro ponto a ser considerado em nossos projetos é a direção de Deus. Ele prioriza o que o é melhor para nós. Deixar Deus direcionar nossas escolhas é meio caminho para a vitória e o sucesso. O planejamento é a busca da excelência. Nada que é feito de qualquer maneira pode ter condições de se concretizado e permanecer.  Mesmo que seja um passeio, agende. Seja um pacote de pipoca, anote, assim, partindo das pequenas coisas, alcançaremos as grandes sem que nosso mundo interior e a nossa volte desabe.

Faça uma coisa por vez, organize primeiro para poder estudar ou trabalhar. Somente depois de alcançar um objetivo é que devemos partir para outro até que nosso alvo seja alcançado. 2012 está apenas começando, cada dia está passando muito rápido, não se perca com picuinhas, o tempo é o dinheiro não perdoam desperdício e desaforos, mandou-os embora, eles vão. A maioria de nós conhece bem as suas dificuldades no tocante à administração do tempo.

As coisas que temos a fazer são de natureza diversa. Algumas são para ser feitas ao longo da vida, e podem se desdobrar em várias tarefas, prolongando-se por meses e anos como escrever um livro (O meu caso). Outras podem ser esporádicas e rápidas, envolvendo uma só tarefa (como pagar a conta de luz). Algumas dizem respeito ao nosso serviço e é urgente, como terminar um relatório ou estudar para uma prova. Outras têm a ver com nossa vida pessoal, como momentos para meditação oração, e outras não têm maior urgência, (aprender a dançar, ou perder uns quilinhos). Algumas são desagradáveis, como terminar um noivado ou um casamento de vários anos (Não esqueça que o divórcio não agrada a Deus), outras são prazerosas como tirar ferias.

Vamos separar aquelas coisas que desejamos ou precisamos fazer, aquelas que se constituem verdadeiros projetos, envolvendo várias tarefas, e aquelas coisas que, pela sua natureza, já são "agendáveis" enquanto tais. As primeiras vão para uma lista de prioridades e as seguintes, para uma "Lista de Lembretes". Vamos tentar? Eu vou começar logo pelo sedentarismo, vou mandar 15 quilos passear para dar espaço a mais saúde.

Abraços Fraternos
Missionária Cleusa Klein

12 comentários:

Edenícia Oliveira disse...

Amei seu texto. Também não gosto de fazer projetos que não sejam pioritários pra minha vida e que jamais poderei executá-lo naquele momento.
Bjs

Ana Jardim disse...

Adorei seu texto!!
Também fujo dessas listinhas de resoluções....Procuro manter meu compromisso de assumir e buscar realizações das quais me proponho, como por exemplo perder peso também...rsrsrsr.
Estou fazendo caminhada, exercícios físicos e mudando aos poucos minha almentação, resolvi que não faço mais dieta, vou mudar meus hábitos. Amiga, boa sorte pra nós.....rsrsr.
bjus

Unknown disse...

Minha amiga querida
também fujo sempre dessas listas. Agente acaba optando pelo que dá prazer a fazer nossa obrigação. Para rever as prioridades com eficiência auto disciplina é fundamental. E se não a temos e bom desenvolvê-la, pois sem disciplina e planejamento fica muito mais difícil ir além...


Abraços

Unknown disse...

Nestor, vc usou a palavra certa, disciplina. Quando não somos um primor nessa qualidade precisamos desenvolve-la... Ana e Edenicia, eu acredito que agindo com prioridades vivemos bem melhor.

Muito bom encontrar vcs aqui

bjos

Unknown disse...

Nestor, vc usou a palavra certa, disciplina. Quando não somos um primor nessa qualidade precisamos desenvolve-la... Ana e Edenicia, eu acredito que agindo com prioridades vivemos bem melhor.

Muito bom encontrar vcs aqui

bjos

Patricia Galis disse...

Para podemos realizar alguns sonhos temos de abdicar de outros. Não existe formula mágica, somente focar no que é essencial e não sair da meta, se ficar pegando atalhos não conseguira realizar nada. Tentar fazer muitas coisas ao mesmo tempo não sairá do lugar é meio que aquela regrinha um passo de cada vez, ai sim chegará a um ponto determinado.

Patricia Galis disse...

Minha linda o banner do seu blog você fez no photoshop? Bem para trocar por outro, ou deixar somente escrito caso outra pessoa fez este para vc e agora não tem como fazer , vá em design, vai aparecer esta pagina do blog onde adicionamos gadgets bem acima abaixo do NAVBAR, provavelmente estará escrito editar, clique ali, vai aparecer configurar cabeçalho, vai estar Titulo do blog, descrição e imagem, se não for usar mais esta é só retirar, e salvar, ai ajuste as novas letras do blog lá em configurações avançadas, se for por outra imagem é só fazer upload, ai mesmo, só que o banner exige certas medidas, se por ventura não tem um próprio deixe somente escrito mesmo, fica bonito também, ou adc uma imagem, e ai escreva o nome do blog por cima, assim que carregar a imagem clique na opção ,Inserir a descrição depois da imagem e veja se ficou bom, a cor das letras vc arruma sempre nas configurações avançadas ok, bjus.

Patrizia Dias disse...

Concordo com o que disseram, temos que ter disciplina, foco, por varias vezes comecei a fazer regime e parava, somente quando tive problema de pressão serio é que fiz direito, ai foquei como disse a patricia, e consegui, mas na base do susto, outra situação que exigiu foco, foi a primeira vez que compramos um carro semi novo, durante um ano, abrimos mãos de saídas e passeios, não fui em cabeleireiro, enfim cortamos gastos que quando pensamos mesmo são fúteis, e no final do ano com o decimo terceiro juntamos uma boa entrada, ficamos tão felizes com a compra e por termos realizado a meta, mas exige sacrifício e muitos não querem fazer isso.

Anônimo disse...

Cleusa...
Agradeço-lhe pela visita e pelo carinho de suas palavras.. estarei um pouco ausente, mas em breve retornarei.. então poderei com calma ler tudo que tem aqui em seu cantinho.. pelo pouco que vi, já percebi que terei aproveitosas leituras.
Um beijo grande em seu coração..
Verinha

Unknown disse...

Patrizia, vc está certa... parece que as coisas conquistadas com empenho e força de vontade tem o gostinho maior de vitória. Sem falar na felicidade que trás, é compensador.

Verinha, és bem vinda, volte sempre... Espero que juntas possamos edificar uma amizade duradoura e edificante.

abraços

Cleusa Klein

Unknown disse...

Te agradeço pela visita ao menteaberta. Estou aqui retribuindo e confesso que achei encantador o seu espaço. Voltarei mais vezes!!
jorge-menteaberta.blogspot.com

Unknown disse...

Jorge, eu que agradeço por te-lo seguindo nosso blog. Com sua participação podemos acrescentar mais ao nosso dia a dia.

Abraços