Eu gosto de escrever sobre os temas que publico no Diário Aberto. Mas, quando encontro algum texto que seja educativo e edificante eu quero transmitir para que outras pessoas também sejam abençoada. Vai uma dica para mamães e papais.
Abraços Fraternos.
Comece estimulando as crianças a guardar os brinquedos depois de usá-los
Por incrível que pareça, os principais responsáveis pela falta de participação da garotada são os próprios pais, que preferem fazer as atividades sozinhos a gastar tempo, paciência e dedicação ensinando-a. “Desde pequeninos eles precisam ser inseridos no contexto da limpeza e arrumação do lar, mostrando que isso beneficia a todos. Comece com os brinquedos, estimulando-os a guardar após o uso para que estejam à mão quando precisarem. Colocar as roupas no cesto também é um hábito que pode ter início na primeira infância, uma época em que a vaidade e a vontade de estar “bonitinho´ já aparecem. O melhor argumento? Ninguém fica bem de roupa suja!”, explica Anyara Lasheras, psicóloga clínica de São Paulo.
À medida que elas vão crescendo, as ações podem – e devem – se tornar um pouco mais trabalhosas. Arrumar a cama, aguar as plantas, tirar a mesa após as refeições e lavar o quintal são algumas atividades a serem compartilhadas por toda a família. Segundo Anyara, uma boa dica para envolver as crianças é criar um quadro semanal de tarefas, que, ao serem cumpridas integralmente, darão direito a um prêmio, que pode ser um presente simples, como um belo sorvete, ou um passeio no fim de semana. “Não se trata de pagar pelo serviço, mas sim de mostrar a elas, de uma forma saudável, que somos recompensados quando as metas são cumpridas. Assim, já as preparamos para o futuro, para o mercado de trabalho”, diz.
Vale ressaltar que o exemplo é essencial. Ver os pais trabalhando em casa e sendo chamadas a fazer parte desta rotina permite que as crianças se sintam úteis e realizadas pelos resultados conquistados – que são muito visíveis. “Também não deixe de elogiar. A partir dos sete anos, cada elogio vale por dez e se traduz em dedicação e maior afinco na próxima atividade”, conclui a psicóloga.
Por fim, ame muito, muito, muito o seu filho (a). O amor dá segurança e impulsiona ao aprendizado com maior facilidade.
Abraços
2 comentários:
Amei este texto. Há uma necessidade urgente de resgatar estas ações no dia a dia do lar, pois percebo que nossos adolescentes têm dificuldades para realizar pequenas tarefas domésticas. Isto se deve ao fato dos pais estarem interpretando o ECA de forma equivocada e cada vez mais têm dixado de colocar seus filhos para ajudarem nos afazeres domésticos dizendo que "criança não pode trabalhar".
Abraços
Es precioso el texto que has escrito,y verdadero,el amor es el motor que mueve al mundo ¿como no vá a ayudar a los mas inocentes y pequeños?.Gracias por llegar hasta cosas de julia y quedarte,es un gran honor recibirte.Besos inmensos de luz para ti y los que amas.
Postar um comentário